terça-feira, 18 de setembro de 2007

Qual é o sistema ?





Sofremos com as seqüelas de um governo ditatorial recente. A ditadura acabou, os tempos mudaram, mas a audácia dos políticos que representam a população brasileira é grande.
O que vem a ser democracia? Em tese, é um sistema político baseado no princípio da participação do povo; governo do povo.
O caso Renan Calheiros, foi o estopim para a sociedade brasileira. O senador usou e abusou do poder, pagando contas particulares com dinheiro público; o caso foi descoberto e depois de tanta repercussão tinha tudo para ser executada a cassação do senador. Tinha tudo para ser exercida a Democracia de forma plena.
A decisão dos senadores em fazer o julgamento com as portas fechadas, sem computadores, microfones, enfim, sem algum tipo de aparelho tecnológico moderno, que transcrevesse de alguma forma, o que se passava durante a votação para uma sociedade moderna é uma vergonha.
Será que a sociedade merecia não ter assistido o julgamento? Será que os políticos estão no poder por acaso? Não. Todos eles estão no poder porque foram eleitos pelo povo. O poder emana do povo, e o povo, independente de votar de forma consciente, ou não, vivendo em uma sociedade democrática, tinha como direito assistir a votação aberta.
A única certeza que temos ao analisar o episódio é que, no Brasil, por mais que, na teoria, vivemos em um sistema Democrático, em algumas vezes ou na sua maioria, os políticos fazem com que os anos ditatorial sejam lembrados. A democracia é muito mais do que um voto, ela é a forma encontrada para existir transparência para com a população. Não basta votar é preciso fiscalizar.

3 comentários:

Filha de Gaya disse...

Bem legal o texto! Discordo de algumas coisas, por exemplo, acredito que não vivemos em uma época ditatorial, mas sim praticamente sem sistema...mesmo não gostando do Lula, acredito que ele tem se posicionado de uma forma interessante comparado aos outros países latinos. Neste caso, acredito que existe democracia.
O que falta são leis mais firmes e que a justiça seja efetiva. Enquanto soubermos que sempre saíremos impunes dos nosso crimes nunca haverá democracia efetiva. Pois a lei no Brasil diz justamente que somos todos iguais perante a lei e isso, na prática, não acontece...

Diego Maulana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diego Maulana disse...

Muito bom texto, parabens!!!
Temos uma opinião muito similar sobre o povo brasileiro, porém ainda falta atitude para haver mudanças.
Continue assim!